COMO SE PREVENIR CONTRA INCÊNDIOS EM SUA EMPRESA? 10 DICAS INFALÍVEIS

A segurança contra incêndios percorreu um longo caminho desde a tragédia na Triangle Shirtwaist Factory em Nova York, que matou 146 trabalhadores de vestuário – 123 mulheres e 23 homens, em 1911. Hoje, há normas postas em prática pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) para proteger contra perigos como saídas de incêndio bloqueadas e sistemas inadequados de extinção de incêndios.

No entanto, de acordo com a OSHA, incêndios e explosões no local de trabalho matam 200 e ferem mais de 5.000 trabalhadores a cada ano e custam às empresas mais de US $ 2,3 bilhões em danos materiais. Explosões e incêndios são responsáveis ​​por 3% das lesões no local de trabalho e têm a maior taxa de baixas de todos os acidentes de trabalho prováveis.

Explosões inesperadas e incêndios no local de trabalho são freqüentemente causados ​​por fatores de risco, como linhas de gás defeituosas, falta de eficiência na tubulação, materiais combustíveis armazenados indevidamente ou chamas abertas. Esses incidentes causam danos ao sistema respiratório, graus variados de queimaduras e desfiguração potencial.

Existem quatro tipos de lesões comumente associadas a incêndios e explosões:

Lesões por Explosão Primária: Ocorre devido aos efeitos da pressão sobre os tecidos do corpo, afetando as orelhas, os pulmões e o trato gastrointestinal.

Lesões Secundárias por Explosão: Ocorre quando objetos voadores atingem trabalhadores próximos

Lesões por Explosão Terciária: Explosões de alta energia podem tirar alguém do chão e fazê-lo voar em objetos ao redor

Traumatismos Quaternários por Explosão: Ferimentos por esmagamento, queimaduras, inalação de substâncias tóxicas e tudo o mais que ocorra devido a uma explosão

Explosões e incêndios no local de trabalho podem ser extremamente perigosos e você deve tomar as medidas necessárias para garantir a máxima segurança contra incêndios.

Nós descrevemos 12 maneiras pelas quais você pode manter seu local de trabalho seguro abaixo:

1) Acessibilidade

Fornecer acessibilidade total aos painéis de controle elétrico. Nunca bloqueie os painéis, que são usados ​​para desligar a energia em uma emergência, com materiais ou outros equipamentos. Além disso, nunca bloqueie sprinklers, equipamentos de combate a incêndios ou saídas de emergência e observe as folgas ao empilhar materiais.

2) Descarte adequado de resíduos

Descarte os riscos de incêndio, como panos oleosos, colocando-os em um recipiente de metal coberto e esvaziando-o regularmente.

3) Manutenção

Certifique-se de que as máquinas em seu local de trabalho sejam mantidas adequadamente para evitar faíscas de superaquecimento e fricção. Verifique e execute a manutenção em máquinas regularmente e mantenha um registro dessa manutenção de rotina.

4) Relatar riscos elétricos

A menos que você esteja qualificado e autorizado, você nunca deve tentar reparos elétricos. Fiação defeituosa e equipamentos elétricos com defeito são os principais contribuintes para os incêndios no local de trabalho. Se você perceber que algo não parece certo, notifique imediatamente a pessoa apropriada em suas instalações.

5) Armazenamento Seguro de Produtos Químicos

Leia sempre o rótulo e a FISPQ do produto químico para avaliar a inflamabilidade e outros riscos de incêndio de uma substância. Ao usar e armazenar materiais químicos, faça isso sempre em uma área com ventilação adequada. Certifique-se de que seus funcionários tenham o equipamento de proteção adequado para o manuseio de materiais perigosos.

7) Precauções em Atmosferas Explosivas

Siga todas as precauções recomendadas e necessárias para evitar a ignição em atmosferas potencialmente explosivas, como aquelas que contêm vapores líquidos inflamáveis ​​ou partículas finas. Essas precauções incluem ferramentas que não provocam faíscas e controle adequado de eletricidade estática.

8) Segurança Máxima do Edifício

Para ajudar a prevenir incêndios criminosos, sempre bloqueie conforme as instruções, denuncie pessoas ou comportamentos suspeitos e nunca deixe lixo combustível fora ou perto de seu prédio.

9) Áreas de Fumo

Assegure-se de que haja uma área de fumaça disponível e que todos os trabalhadores que fumam no trabalho estejam usando-a. A extinção adequada de materiais para fumar deve sempre ser aplicada e devem ser fornecidos sinais que lembrem os funcionários de descartar adequadamente seus cigarros também.

10) Extintores de Incêndio Totalmente Carregados

Verifique os extintores de incêndio com frequência observando os medidores e certificando-se de que estejam totalmente carregados e prontos para uso. Se eles não estiverem totalmente carregados ou se a tag anexada indicar que a última inspeção ocorreu há mais de um mês, entre em contato com a manutenção. Além disso, incentive todos os funcionários a aprender como usar um extintor de incêndio e fornecer o treinamento adequado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *