COMO A EMPRESA DEVE LIDAR COM OS RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO?

A regra básica é que os empregadores devem adaptar o trabalho ao trabalhador. Os principais objetivos da avaliação de risco são:

priorizar os riscos – ou seja, classificá-los em ordem de gravidade; e tornar todos os riscos pequenos – as duas principais opções aqui são:

  • eliminar o perigo completamente; ou se isso não for possível,
  • controle os riscos para que o dano seja improvável.

Os Regulamentos de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho de 1999 estabeleceram diretrizes de gerenciamento de segurança para os empregadores para enfrentar os riscos, que você pode encontrar no cronograma 1 (Princípios Gerais de Prevenção). A abordagem básica também é conhecida como uma “hierarquia de controle” porque define a ordem na qual os empregadores devem abordar o gerenciamento de riscos:

  • Substituição (ou seja, tente uma opção sem risco ou menos arriscada).
  • Prevenção (por exemplo, erguer uma proteção de máquina ou adicionar uma superfície antiderrapante a um caminho).
  • Reorganize o trabalho para reduzir a exposição a um risco. Uma regra básica é adaptar o trabalho ao trabalhador. Em um escritório, certifique-se de que as cadeiras e o equipamento da tela de exibição sejam ajustáveis ​​ao indivíduo e planeje todo o trabalho que envolva um computador para incluir intervalos regulares. Para trabalhos monótonos ou rotineiros, introduza variedade de trabalho e maior controle sobre o trabalho. Nos call centers, introduzir variedade de trabalho, fornecendo trabalho fora dos telefones e variando o tipo de chamadas tratadas.
  • Como último recurso, entregue equipamentos de proteção individual (EPI) a todos os funcionários em risco e certifique-se de que eles sejam treinados sobre quando e como usar este equipamento, como proteção apropriada para os olhos, luvas, roupas especiais e calçados.
  • Fornecer treinamento em sistemas de trabalho seguros.
  • Forneça informações sobre riscos prováveis ​​e como evitá-los.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *