BENZENO !! CONHEÇA OS RISCOS DA EXPOSIÇÃO !!

O benzeno é um produto químico que é um líquido incolor ou amarelo claro à temperatura ambiente. Tem um odor doce e é altamente inflamável.

O benzeno evapora no ar muito rapidamente. Seu vapor é mais pesado que o ar e pode afundar em áreas baixas.

O benzeno se dissolve apenas ligeiramente na água e flutua em cima da água.

Onde o benzeno é encontrado e como é usado

O benzeno é formado a partir de processos naturais e atividades humanas.

Fontes naturais de benzeno incluem vulcões e incêndios florestais. O benzeno também é uma parte natural do petróleo bruto, gasolina e fumaça de cigarro.

O benzeno é amplamente utilizado nos Estados Unidos. Está entre os 20 principais produtos químicos para o volume de produção.

Algumas indústrias usam o benzeno para fabricar outros produtos químicos que são usados ​​para fazer plásticos, resinas e fibras sintéticas e de nylon. O benzeno também é usado para fazer alguns tipos de lubrificantes, borrachas, corantes, detergentes, drogas e pesticidas.

Como você poderia estar exposto ao benzeno

O ar externo contém baixos níveis de benzeno do fumo do tabaco, postos de gasolina, exaustão de veículos motorizados e emissões industriais.

O ar interior geralmente contém níveis de benzeno superiores aos do ar externo. O benzeno no ar interno vem de produtos que contêm benzeno, como colas, tintas, cera para móveis e detergentes.

O ar ao redor de locais de resíduos perigosos ou postos de gasolina pode conter níveis mais altos de benzeno do que em outras áreas.

Vazamentos de benzeno de tanques de armazenamento subterrâneos ou de locais de resíduos perigosos contendo benzeno podem contaminar bem a água.

Pessoas que trabalham em indústrias que fabricam ou usam benzeno podem estar expostas aos mais altos níveis.

Uma das principais fontes de exposição ao benzeno é o fumo do tabaco.

Como funciona o benzeno

O benzeno funciona fazendo com que as células não funcionem corretamente. Por exemplo, pode fazer com que a medula óssea não produza glóbulos vermelhos suficientes, o que pode levar à anemia. Além disso, pode danificar o sistema imunológico, alterando os níveis sanguíneos de anticorpos e causando a perda de glóbulos brancos.

A gravidade do envenenamento causado pelo benzeno depende da quantidade, da via e do tempo de exposição, bem como da idade e da condição médica preexistente da pessoa exposta.

Sinais e sintomas imediatos de exposição ao benzeno
As pessoas que respiram altos níveis de benzeno podem desenvolver os seguintes sinais e sintomas em questão de minutos a várias horas:
– Sonolência
– Tontura
– Batimento cardíaco rápido ou irregular
– Dores de cabeça
-Tremores
– Confusão
– Inconsciência
– Morte (em níveis muito altos)

Comer alimentos ou ingerir bebidas contendo altos níveis de benzeno pode causar os seguintes sintomas em questão de minutos a várias horas:
– Vômito
– Irritação do estômago
– Tontura
– Sonolência
– Convulsões
– Batimento cardíaco rápido ou irregular
– Morte (em níveis muito altos)

Se uma pessoa vomitar por engolir alimentos ou bebidas que contenham benzeno, o vômito pode ser sugado pelos pulmões e causar problemas respiratórios e tosse.


A exposição direta dos olhos, pele ou pulmões ao benzeno pode causar lesão e irritação nos tecidos.
Esses sinais por si só não significam necessariamente que uma pessoa tenha sido exposta ao benzeno.


Efeitos de saúde a longo prazo da exposição ao benzeno


O principal efeito do benzeno a partir da exposição a longo prazo é no sangue. (Exposição a longo prazo significa exposição de um ano ou mais.) O benzeno provoca efeitos nocivos na medula óssea e pode causar uma diminuição nos glóbulos vermelhos, levando à anemia. Também pode causar sangramento excessivo e afetar o sistema imunológico, aumentando a chance de infecção.


Algumas mulheres que respiraram altos níveis de benzeno por muitos meses tiveram períodos menstruais irregulares e uma diminuição no tamanho de seus ovários. Não se sabe se a exposição ao benzeno afeta o feto em desenvolvimento em mulheres grávidas ou a fertilidade em homens.
Estudos em animais mostraram baixo peso ao nascer, atraso na formação óssea e danos na medula óssea quando animais prenhes respiravam benzeno.

Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS) determinou que o benzeno causa câncer em humanos. A exposição a longo prazo a altos níveis de benzeno no ar pode causar leucemia, câncer dos órgãos formadores de sangue.

Como você pode se proteger e o que fazer se estiver exposto ao benzeno


Primeiro, se o benzeno foi liberado no ar, tome ar fresco deixando a área onde o benzeno foi liberado. Mover-se para uma área com ar fresco é uma boa maneira de reduzir a possibilidade de morte por exposição ao benzeno no ar.


Se a liberação de benzeno estiver do lado de fora, afaste-se da área onde o benzeno foi liberado.


Se a liberação de benzeno estiver dentro de casa, saia do prédio.
Se você estiver perto de uma liberação de benzeno, os coordenadores de emergência podem dizer-lhe para evacuar a área ou “abrigar-se no local” dentro de um edifício para evitar a exposição ao produto químico. Para obter mais informações sobre a evacuação durante uma emergência química, consulte “Fatos sobre a evacuação”. Para obter mais informações sobre o abrigo no local durante uma emergência química, consulte “Fatos sobre o abrigo no local”.


Se você acha que pode ter sido exposto ao benzeno, remova a roupa, lave rapidamente todo o corpo com água e sabão e procure atendimento médico o mais rápido possível.

Removendo sua roupa: Retire rapidamente as roupas que possam ter benzeno. Qualquer roupa que tenha que ser puxada pela cabeça deve ser cortada do corpo em vez de ser puxada sobre a cabeça.


Se você estiver ajudando outras pessoas a remover suas roupas, tente evitar tocar em áreas contaminadas e remova a roupa o mais rápido possível.
Lavando-se o mais rapidamente possível, lave qualquer benzeno da pele com grandes quantidades de sabão e água. Lavar com sabão e água ajudará a proteger as pessoas de qualquer produto químico em seus corpos.
Se seus olhos estão queimando ou sua visão está embaçada, lave os olhos com água pura por 10 a 15 minutos. Se você usar lentes de contato, remova-as depois de lavar as mãos e coloque-as com a roupa contaminada. Não coloque os contatos de volta em seus olhos (mesmo que eles não sejam contatos descartáveis). Se você usa óculos, lave-os com sabão e água. Você pode colocar seus óculos de volta depois de lavá-los.


Descarte suas roupas


Depois de se lavar, coloque a roupa dentro de um saco plástico. Evite tocar nas áreas contaminadas da roupa. Se você não puder evitar tocar em áreas contaminadas ou se não tiver certeza de onde estão as áreas contaminadas, use luvas de borracha ou coloque a roupa na sacola usando alicates, cabos de ferramentas, paus ou objetos semelhantes. Qualquer coisa que toque a roupa contaminada também deve ser colocada na bolsa.


Sele o saco e depois sele esse saco dentro de outro saco de plástico. Descartar sua roupa dessa maneira ajudará a proteger você e outras pessoas contra qualquer produto químico que possa estar em sua roupa.
Quando o departamento de saúde local ou estadual ou o pessoal de emergência chegar, diga-lhes o que você fez com suas roupas. O departamento de saúde ou o pessoal de emergência providenciará mais descarte. Não manuseie as sacolas plásticas sozinho.


Para obter mais informações sobre como limpar seu corpo e descartar suas roupas após uma liberação de produtos químicos, consulte “Agentes químicos: informações sobre limpeza pessoal e descarte de roupas contaminadas”.


Se você acha que seu suprimento de água pode conter benzeno, beba água engarrafada até ter certeza de que seu suprimento de água é seguro.
Se alguém ingeriu benzeno, não tente fazê-los vomitar ou dê-lhes líquidos para beber. Além disso, se você tiver certeza de que a pessoa ingeriu benzeno, não tente a RCP. Realizar RCP em alguém que tenha ingerido benzeno pode causar vômito. O vômito podia ser sugado pelos pulmões e danificar os pulmões.


Procure atendimento médico imediatamente.


Como o envenenamento por benzeno é tratado


Envenenamento por benzeno é tratado com assistência médica de apoio em um ambiente hospitalar. Nenhum antídoto específico existe para envenenamento por benzeno. O mais importante é que as vítimas procurem tratamento médico o mais rápido possível.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *