COMO EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO !!

Um acidente, por definição, é algo que acontece de forma não intencional.

Eles não podem ser evitados 100% do tempo simplesmente porque algumas coisas não podem ser previstas.

Isso não significa que sua probabilidade não possa diminuir muito. De fato, em muitos casos, os acidentes de trabalho são o resultado direto de não seguir as precauções de segurança.

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, houve 4.585 mortes por acidentes de trabalho em 2013 e há uma estimativa de 50.000 mortes por exposição no local de trabalho anualmente.

Esses números nem sequer se referem aos trabalhadores que sofrem lesões, alguns dos quais podem ser sérios o suficiente para que não possam mais trabalhar fisicamente.

Quando a maioria das pessoas pensa em acidentes de trabalho, muitas vezes associa-as automaticamente a indústrias de alto risco, como construção ou fabricação.

A verdade é: lesões podem ocorrer em qualquer local de trabalho. Os profissionais da indústria da construção levam a sério os procedimentos de treinamento e segurança da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA, na sigla em inglês), porque há um risco maior de ferimentos graves se os protocolos não forem seguidos.

Todos os escritórios e pequenas empresas podem e devem tirar proveito dos Programas de Prevenção de Lesões e Doenças da OSHA, que podem identificar riscos específicos no local de trabalho e dar à administração uma avaliação detalhada com dicas para melhoria.

Como evitar acidentes no local de trabalho

Embora existam requisitos específicos de segurança para indústrias individuais, que os empregadores precisam atender, há freqüentemente erros humanos que caem pelas rachaduras simplesmente porque são negligenciados.

Trabalhadores e empregadores correm para cumprir os prazos e podem não prestar a devida atenção como deveriam. Em outros casos, pode haver riscos que um empregador ou gerentes não estão conscientes em seu local de trabalho.

Coloque a segurança em primeiro plano. Siga esta lista de dicas concretas sobre como evitar lesões.

1. Mantenha as áreas de trabalho limpas

A maioria das pessoas não pensa na limpeza como um impedimento aos acidentes, mas a ordem no local de trabalho realmente diminui a chance de ferimentos.

Uma área de trabalho desordenada e suja é mais propensa a riscos. Não importa se o seu ambiente de trabalho é um armazém de produção ou um cubículo de escritório, manter a área limpa e bem conservada diminui a chance de acidentes.

2. Sinalize as áreas de trabalho

Os empregadores devem afixar cartazes lembrando aos funcionários os procedimentos corretos de segurança em locais notáveis ​​e em espaços onde esses procedimentos específicos devem ser praticados.

3. Mantenha a manutenção dos veículos em dia

Para os empregadores que fornecem pessoal com veículos da empresa para completar tarefas diárias, é imperativo que os carros sejam bem mantidos e atendidos regularmente.

4. Relatar perigos e acidentes

A maioria dos funcionários sabe que deve informar sobre um acidente real, mas é importante que os empregadores incentivem seus funcionários a trazer qualquer perigo previsível à atenção da gerência.

5. Fornecer treinamento adequado

Todo o pessoal precisa ser devidamente treinado para sua posição. Isso inclui ensiná-los a usar o equipamento e seguir os procedimentos de segurança durante o curso do trabalho.

6. Fornecer equipamento adequado

Todo o pessoal também deve estar equipado para o seu trabalho específico. O equipamento pode variar de cintos a luvas e óculos adequados. Em nenhuma circunstância os funcionários devem desempenhar funções sem EPI adequado.

Evitar atalhos

Muitas vezes, os acidentes acontecem não porque as precauções de segurança são desconhecidas, mas porque as pessoas tomam atalhos quando estão familiarizadas com seu trabalho ou estão com pressa.

Por exemplo, um trabalhador pode subir sem um cinto de segurança porque só quer concluir uma pequena tarefa e a preparação é demorada.

Essa pode ser a diferença entre uma pequena lesão e uma catástrofe com risco de vida.

O que fazer quando um acidente ocorreu

Quando um acidente ocorre pela primeira vez, é importante  relatá-lo imediatamente. Alguns funcionários não pensam em relatar um incidente se não houver ferimentos graves.

Na realidade, todo acidente deve ser relatado. Uma lesão que parece menor quando acontece pela primeira vez pode acabar sendo mais séria no futuro.

A segunda razão pela qual é importante relatar qualquer lesão imediatamente é porque indica um risco que deve ser abordado.

Mesmo que o funcionário não tenha sido ferido de forma séria, relatar o incidente pode fornecer ao empregador informações para fazer uma alteração no protocolo que evitará futuros acidentes.

A terceira razão para relatar a lesão imediatamente é porque muitas vezes há um curto período de tempo para que a empresa possa tomar as providências, como abrir CAT e tomar outra providências cabíveis.

Seguindo essas dicas simples, o ambiente de trabalho tende a ser mais seguro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *